terça-feira, 19 de junho de 2012

Semeadura do Adenium Obesum, a Rosa do Deserto

      Prezados leitores, amantes de plantas e aficionados da rosa do deserto, hoje vou dar algumas informações importantes, que, apesar de simples, fazem toda a diferença quando se quer ter sucesso na propagação e produção de mudas sadias e saudáveis, mas saudáveis? Isso mesmo!! Planta também adoece.
       Alguns meses atrás andei pesquisando tudo que pude a respeito da rosa do deserto, e me senti muito interessado em cultivar essa planta que tem uma forma exótica, até lembrando esculturas, o que me chamou mesmo a atenção foi o caudex protuberante, lembrando de longe planta conhecida como pata de elefante, mas que nada tendo haver uma com a outra. Decidi então plantar, e pesquisando na internet o que tinha a respeito do plantio, quebrei a cara duas vezes perdendo algumas sementes, tão raras de se conseguir.
      Então vou falar tudo, desde o início, como semear, onde semear, irrigação, adubação e insolação.

Passo 1: Preparo do substrato
      O substrato deve ser preparado com areia grossa (50 %), terra comum (30%) e fibra de côco (20%), o substrato deve ser enriquecido com farinha de osso.

Passo 2: Semeio
      Deve ser feito com sementes previamente umedecidas, deixadas de molho em água filtrada e morna por 2-4h, se a água tiver gelada vai atrapalhar a germinação da semente e se o tempo de molho for superior a 4h  atrapalhará as sementes principalmente em locais de climas amenos. Após dispostas desta forma as sementes DEVEM ser cobertas com camada de areia ou fibra de côco com 1cm de substrato, não espere boa germinação se você não as cobrir com algo, a semente superficial germina muito ruim e muitas vezes não germinam.


Passo 3: Manter o recipiente em local sombreado e deve ser irrigado diariamente, com pouca água mas o suficiente pra deixar o substrato em sua plenitude úmido, a planta adulta é resistente a seca e calor mas quando nova requer os mesmos cuidados que uma planta qualquer.

Passo 4: Após germinação das mudas utilizar extrato de algas marinhas Ascophyllum nodosum na proporção de 1 mL/L irrigue dia sim e dia não com a água misturada com produto comercial ACADIAN, ele é muito bom e é orgânico, dando um aspecto muito bom a muda, se você quer uma planta muito boa, a produção da muda tem que ser impecável. Após três dias as plantas começam a emergir.


       Vejam que a germinação depende também da qualidade da semente, mas vocês notarão que diariamente haverá a emergência de novas plântulas.


      Essas plântulas acima só estão com 5 dias de semeadas e olhem o incrível vigor que ficam.

     
      Com apenas 7 dias e vejam que beleza!


      A planta inicialmente utiliza as reservas da semente para se alimentar a partir do momento que a semente cai, é hora de entrar com uma leve adubação foliar que pode ser conjunta com aplicação de calda fungicida.

 E por enquanto é isso pessoal, vou ensinando tudo ao passo que eu for fazendo, aprendam com meus erros e acertos, mas independente de errar ou acertar vou postando o que venho conseguindo fazer.

Espero ter ajudado de alguma forma, e podem comentar qualquer coisa que o que eu puder ajudar estarei ajudando a todos vocês.

11 comentários:

  1. Quero apenas te dar os parabéns, tenho alguns adeniuns, cerca de 15, agora estou querendo possuir uma colmeia de abelhan indígenas sem ferrão (meloponine) para fazer a polinização das flores para conseguir a produção de sementes, elas são ótimas para isso.
    Parabéns, sua iniciativa vai ajudar bastante a quem ama as flores e principalmente os Adeniuns Obesum.
    Aurelio - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Aurélio,

    Estive meio ausente do blog devido aos meus trabalhos com meu doutorado, mas com certeza, a qualidade das sementes interfere bastante, inclusive, pra o transplante das mudas, há uma perda muito grande de fotoassimilados, folhas e raízes. Aconselho a plantar a semente num recipiente suficientemente grande para mantê-la por pelo menso 1 ano.

    ResponderExcluir
  3. Olá. VOcê cultiva sem a estufa mesmo, que todos usam?

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael, sim, cultivo sem estufa mesmo, mas aconselho aos marinheiros de primeira viagem o seguinte: Semeiem num recipiente que a planta possa se desenvolver bem, pois a competição entre elas faz com que as mais fracas morram.

    ResponderExcluir
  5. Oi td bem?
    queria tirar uma duvida e ver oque vc me diz, sou estudante de agronomia, e tenho pesquisado muito mais sou novo em cultura de adeniuns, estou pela primeira vez tentando cultiva-las a partir de sementes. Moro em Minas Gerais, próximo ao triangulo mineiro e a temperatura aqui, em previsões para próxima semana, esta na faixa de 18 a 29 graus, vc acha muito frio para a semeadura? e quanto ao sol eu colocar a sementeira no sol ajuda por causa do calor? aguardo resposta e desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  6. OLA.........TO TENTANDO O PLANTOU COM ADENIUNS BRANCASA.EU COLOCQUEI TERRA AREIAE E PODE COCO,MAS ESTAODEMORANDO PRA BROTAR.DE 7 S O 1 BROTOU,EU COBRI COM PLASTICO FILME PRA ABAFAR,PODEE? MORO EM CURITIBA................ESTA EPOCA ESTA FRIU,,,,,,,,,,,,,,,PRECISA DE SOL PRA GERMINAR.LOCAL QUENTE? TENHO 5 MUDAS QUE JA COMPEI COM 6 CM.POSSO COLOCAR NO SOL DIRETO? OQUE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO,MEU EMAIL E MARCIODENN@HOTMAIL.COM
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. Pode colocar as mudas a pleno sol. Espere a terra secar e molhe novamente. Não é aconselhável semear adeniuns em clima frio, poucas germinarão. Pode utilizar o plástico filme pra fazer uma miniestufa. Fiz testes com o tempo em que as sementes devem ficar de molho antes da semeadura, dexei 2h, 4h, 12h e 24h de molho. Pelo menos comigo, as sementes que ficaram 24h de molho começaram a germinar com 1 dia de semeadas!! O certo seria começar com pelo menos 2 dias...- não precisa colocar fibra de coco, somente areia grossa e substrato é o suficiente.

    ResponderExcluir
  8. Olá passeando na net.Parei aqui, eu também samiei sementes de Adenium comprei quarenta só vingou sete estão com 5cm cada eu as mantia na sombra mais como estava demorando muito a brotar coloquei na janela, do quarto que bate sol ate as 11h da manhã demorou mais de dez dias para germinar, eu achei que elas gostaram mais da janela que bate sol, eu moro em apartamento na praia talves seja por isso que demorou tanto para germinar, mais estou com esperança que elas vão continuar a crecer mais vou manter elas no sol que deu mais certo.

    ResponderExcluir
  9. Será que alguem pode me ajudar? Minha planta foi polinizada naturalmente agora estou com as sementes mas não sei se devo plantar com os pelinhos que tem nela ou se devo tirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pelinhos é como um para-quedas para ela voar até cair em algum lugar e germinas, mas para semear no substrato tire os pelinhos tá?

      Excluir
  10. quando elas semeam ja pode tirar o plastico de cima do pote ?
    decio_2004@hotmail.com

    ResponderExcluir