domingo, 10 de junho de 2012

A cinerária


      Hoje iremos falar de uma planta que dar um aspecto de neve sobre as folhas ao seu jardim, deixando-o com um contraste muito interessante de se utilizar, principalmente aquelas pessoas que gostam de explorar as cores no seu jardim particular. Estamos falando da Cinerária, nome popular da Senese douglassi DC.


      Planta da família compositae (Asteraceae) , herbácea, perene com altura podendo chegar aos 90 cm, podendo ser menor se mais adensadas ou um pouco maior se mantida em menores quantidades, possui uma ramagem e folhagem branco tormentosa, o que dar um efeito ornamental de encher os olhos além de oferecerem delicadeza ao toque por apresentarem aspecto aveludado.


      Formam-se flores com maior freqüência nos climas mais frios, durante o verão. Mas suas flores possuem valor ornamental secundário, apesar de serem excelentes devido a constante visita de abelhas que podem estar ajudando no jardim polinizando outras plantas que tenha a polinização realizada através de insetos.


      Se plantadas através de sementes, devem ser plantadas em substrato contendo terra vegetal, húmus e terra e devem ser mantidas sempre úmidas mas não encharcadas, por isso a necessidade do substrato ser bem drenado. Segue um rápido modelo de como deve ser feito o plantio se a opção for seminífero:


      É uma planta que, para quem deseja contrastes é ideal, proporciona grande efeito decorativo em conjuntos extensos desenhados ou como bordadura, a pleno sol, em regiões de clima bem definidos, e a meia-sombra em locais mais quentes. Devem ser transplantados para canteiros de terra fértil e permeável, irrigados periodicamente.



      Com isso temos uma ótima opção para o seu jardim, espero que tenham gostado da dica.

Um comentário:

  1. Amei essa planta. A primeira vez que a vi foi no alto da serra em Juazeiro do Norte(Ce) e fiquei encantada.
    Gostaria de saber como eu faço para obter filhotes da minha cinerária.
    Obrigado!
    Síntique

    ResponderExcluir