sexta-feira, 8 de junho de 2012

O camarão Amarelo

      Pessoal gostaria de compartilhar algumas informações desta planta que chama a atenção por suas brácteas que lembram escamas e suas flores brancas como neve que dão um efeito ornamental muito chamativo, é uma planta que se dar muito bem em locais de clima quente, e por isso, uma alternativa para nós que moramos na região semi-árida nordestina.



      O camarão amarelo, nome popular da Pachystachys lutea, é uma planta pertencente a família Acanthaceae, de porte arbustivo, tendo o Peru como país de origem, atinge entre 50 cm a 1 m de altura. Pode ser cultivado em grupo, isolado, renque ou vaso. Em locais de clima bem definido floresce na primavera e verão, em regiões quentes florescem o ano todo, por ser uma planta essencialmente de clima tropical.

       
      Deve ser plantada em local onde haja mais de 5 h de radiação solar direta, podendo desta forma também ser cultivada a meia-sombra. Já em relação ao solo, deve ser rico em matéria orgânica e ser mantido sempre úmido e adubado, o adubo orgânico deve ser o preferido, após um ano pode-se realizar adubação química com o 6-24-12 30 g por planta.


      Por ser uma planta de clima quente e tropical, não tolera temperaturas baixas, em locais onde essas temperaturas ocorrem, esta planta pode ser utilizada indoor e mantida outdoor quando a temperatura estiver mais alta.


      Multiplica-se facilmente por estacas, onde devem ser cortadas da parte mais externa da planta, enterradas de 2 a 3 gemas e as estacas devem ser tiradas no final do florescimento da planta, onde há uma maior taxa de pegamento dos ramos, além disso disso devem ser postas a enraizar em local sombreado, quente e úmido.

2 comentários:

  1. oLÁ, EU PLANTEI O CAMARÃO AMARELO NUM VASO DE 40 CM E PUS NA MINHA VARANDA ONDE O SOL NA PRIMAVERA E VERÃO BATE DAS 6H DA MANHÃ ATÉ ÀS 9:30H. mAS VENTA MUITO.

    o RESTO DO DIA A PLANTA FICA NA SOMBRA. QUAIS CUIDADOS TENHO QUE TER NESTE AMBIENTE?

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo,

    Inicialmente tente colocar um tutor bem firme, para que o vento não fique forçando as raízes a quebras, mantenha a planta sempre adubada, recomendo usar uma colher de chá do adubo 10-10-10 após o seu pegamento e crescimento inicial, e para se ter uma floração bonita e viçosa, quanto mais sol melhor, na sombra as flores terão menos expressão e tamanho.

    ResponderExcluir