domingo, 3 de junho de 2012

A impactante Mussaenda


A planta que encanta a muitos e torna-se uma espécie viável a cidades de clima quente como Mossoró-RN, é a Mussaenda alicia, uma planta da família rubiaceae, a mesma família da gardênia e da Ixora, tem como suas principais características o porte arbustivo, sendo uma planta semi-lenhosa, de ramagem densa e compacta, essas características juntamente com a cor das sépalas foram selecionadas através de melhoramento genético. Atinge de 2 a 3 metros de altura, com florescimento vistoso, inflorescências numerosas, terminais, densas, com flores amarelas e com uma sépala rosa.
Em regiões de clima bem definido, a inflorescência ocorre na primavera e verão, em regiões quentes, florescem o ano todo, desde que seja bem adubada e bem irrigada.


Pode ser cultivada a pleno sol, isoladamente, em vasos, em grupos ou renques como é feito no Mossoró west shopping por exemplo. Planta exigente em relação ao solo que deve ser bem adubado e bem drenado além de ser uma planta que exige regas constantes afim de manter o solo sempre úmido.


Multiplica-se por estacas, as mesmas devem ser de ramos terminais, as folhas devem ser retiradas e as estacas devem ficar com aproximadamente 10cm, para que tenha reservas sufientes para que haja o pegamento, além disso, devem ser envolvidas por saquinho plástico com o intuito de preservar a umidade da estaca, colocadas então a sombra ou sob sombrite com redução de insolação de 50%. Procure utilizar substratos estéreis como vermiculita, casca de arroz, casca de arroz carbonizada e/ou pé de côco, e após pegamento transplantar para local definitivo que deve ter esterco, terra vegetal e estar úmido. Após alguns meses  pode ser lançada mão a adubação química. Em caso de mudas micropropagadas utilizar substrato composto de 50% de pó de côco seco e 50% de casca de arroz.


Acima foto da Mussaenda erythrophylla, uma outra espécie de mussaenda, também bastante agradável aos olhos.

E com isso deixo mais uma sugestão de uso para você que tem aquela área que pega bastante sol e não sabe que planta utilizar. Fica a dica.

2 comentários: