sábado, 2 de junho de 2012

A FABULOSA HYDRANGEA OU HORTÊNCIA



Muitas pessoas ficam encantadas ao vislumbrarem a beleza de uma planta conhecida popularmente por hortência. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta? então vamos lá.
Existem aproximadamente 23 tipos de hortência, sendo a Hydrangea macrophylla a mais popularmente cultivada, comercializada e utilizada nos jardins e projetos paisagísticos ao redor do Brasil, essa planta, orinária do Japão, por isso possui exigências climáticas e de solo semelhantes aquelas encontradas no Japão. É uma planta que floresce muitos cachos densos de flores que em alguns casos, escondem a própria folhagem, que por sua vez é de um verde claro muito atrativo aos olhos. Para conseguir flores mais puxadas ao vermelho o solo deve estar alcalino, ou seja, com pH acima de 7,0, para flores mais azuis, o solo deve estar ácido, e nas casas de jardinagem vocês encontram produtos tanto para forçar a acidez quanto a alcalinidade do substrato.




Na região semi-árida também é possível ter um exemplar dessa planta, contudo as suas flores não chegarão a um alto grau de compactação da copa, pois para isso necessita de temperaturas mais amenas. A produção da muda é simples, basta-se podar uma planta e aquele galho podado deve ser enterrado em substrato inerte, que pode ser vermiculita, areia lavada ou até mesmo casca de arroz carbonizada, algumas pessoas conseguem enraizar galhos mesmo em substratos comuns como areia e esterco bovino, mas a muda deve ser mantida, ao contrário das regiões mais frias, em locais sombreados, o sol tem que ser apenas o indireto, e a cada seis meses deve ser feita a adubação do substrato com farinha de osso, 10-10-10 em torno de 10g por planta. A solução para o nosso clima acaba se tornando um problema para a espécie, pois o excesso de sombra reduz drasticamente a quantidade de flores, assim como a poda drástica. Para regiões serranas do estado é uma planta que pode e poderia dar uma cara diferente na ornamentação das ruas, assim como feita no RS como mostra foto acima.



Taí uma mudinha de hortência bem cuidada, o substrato usado foi terra + esterco bovino + torta de mamona, a opção de se utilizar terra preta de jardim também é uma ótima opção. A muda se desenvolve bem em substrato bem drenado e constantemente úmido. Para nós do RN é uma planta que pode ser cultivada como um exemplar de colecionador, mas na cidade de Rodolfo Fernandes-RN pude observar uma amoreira frutificando naturalmente, então vamos tentando e quem sabe não é?


Ahh só um alerta, quando se eleva o pH do solo para conseguir flores mais avermelhadas acaba diminuindo a disponibilidade de ferro, e como a planta é muito exigente em ferro, caso isso ocorra, apenas acrescente o adubo ferro quelato no solo segundo recomendações do fabricante, a deficiência de ferro na planta pode ser visualizada quando folhas mais jovens apresentam amarelecimento (clorose).


Então pessoal, fica a dica para quem gosta de cultivar e cuidar de planta. Em Mossoró-RN, há dessa planta disponível no comércio, já seria uma ótima para você conseguir sua primeira planta matriz que originará outras. Aí embaixo sou eu na cidade de Cambridge-Massachusets-USA ao lado de um exemplar florindo dessa bela espécie.







Um comentário:

  1. Quanto tempo ela leva para crescer e atingir uns 2 metros de altura? Tenho uma em casa mas ela demora muito pra crescer =/

    ResponderExcluir