Alguns meses atrás andei pesquisando tudo que pude a respeito da rosa do deserto, e me senti muito interessado em cultivar essa planta que tem uma forma exótica, até lembrando esculturas, o que me chamou mesmo a atenção foi o caudex protuberante, lembrando de longe planta conhecida como pata de elefante, mas que nada tendo haver uma com a outra. Decidi então plantar, e pesquisando na internet o que tinha a respeito do plantio, quebrei a cara duas vezes perdendo algumas sementes, tão raras de se conseguir.
Então vou falar tudo, desde o início, como semear, onde semear, irrigação, adubação e insolação.
Passo 1: Preparo do substrato
O substrato deve ser preparado com areia grossa (50 %), terra comum (30%) e fibra de côco (20%), o substrato deve ser enriquecido com farinha de osso.
Passo 2: Semeio
Deve ser feito com sementes previamente umedecidas, deixadas de molho em água filtrada e morna por 2-4h, se a água tiver gelada vai atrapalhar a germinação da semente e se o tempo de molho for superior a 4h atrapalhará as sementes principalmente em locais de climas amenos. Após dispostas desta forma as sementes DEVEM ser cobertas com camada de areia ou fibra de côco com 1cm de substrato, não espere boa germinação se você não as cobrir com algo, a semente superficial germina muito ruim e muitas vezes não germinam.
Passo 3: Manter o recipiente em local sombreado e deve ser irrigado diariamente, com pouca água mas o suficiente pra deixar o substrato em sua plenitude úmido, a planta adulta é resistente a seca e calor mas quando nova requer os mesmos cuidados que uma planta qualquer.
Passo 4: Após germinação das mudas utilizar extrato de algas marinhas Ascophyllum nodosum na proporção de 1 mL/L irrigue dia sim e dia não com a água misturada com produto comercial ACADIAN, ele é muito bom e é orgânico, dando um aspecto muito bom a muda, se você quer uma planta muito boa, a produção da muda tem que ser impecável. Após três dias as plantas começam a emergir.
Vejam que a germinação depende também da qualidade da semente, mas vocês notarão que diariamente haverá a emergência de novas plântulas.
Essas plântulas acima só estão com 5 dias de semeadas e olhem o incrível vigor que ficam.
Com apenas 7 dias e vejam que beleza!
A planta inicialmente utiliza as reservas da semente para se alimentar a partir do momento que a semente cai, é hora de entrar com uma leve adubação foliar que pode ser conjunta com aplicação de calda fungicida.
Espero ter ajudado de alguma forma, e podem comentar qualquer coisa que o que eu puder ajudar estarei ajudando a todos vocês.